Imagem capa - Sua vó pulava no sofá quando era criança? por Gustavo Quagliato

Sua vó pulava no sofá quando era criança?

- "Peraí, vou tirar uma foto aqui. Limpa a boca dele pra mim, o nariz ta escorrendo também, aproveita e ajeita o cabelo tá tudo bagunçado. Agora dá um sorriso aqui filho, vai, por favor, um só, nunca te pedi nada, pra sair bonitão na fóta. Aeeeee, agora ficou bão."


Qual o problema da gente querer registrar nossos filhos felizes, arrumadinhos e limpos, pra não dizer até cheirosos na nossa foto? A resposta é: Nenhum. Eu entendo perfeitamente esse desejo de conseguir um registro esteticamente perfeito, ou mais próximo disso. 


Agora me diz também, qual é o problema em registrar os momentos como eles realmente estão acontecendo, como as crianças são na maior parte do tempo, descabeladas, correndo tanto que sai tudo sem foco, pulando no sofá sem querer parar para tirar foto? Resposta: Nenhum, e digo mais, por favor faça muito esse tipo de registro.




Sabe quando a gente vai na casa da vó, do vô e pega as fotos deles quando crianças, acho que a maioria vai acabar vendo retratos posados e bem arrumados, e claro que tem o seu valor até porque na época era isso que se desejava mesmo, uma boa estética. Mas será que através dessas fotos a gente consegue imaginar como era a infância da nossa vó, se ela corria, pulava, chorava, será que o nariz dela escorria?


A maioria dos momentos não são flores, nossos filhos vão ter que aprender algumas coisas por si mesmos, então vão rolar uns tombos, choro de soluçar, não querer jantar, e 1 minuto depois quando vc faz uma gracinha já recebe aquele sorriso sincero no meio disso tudo. São momentos reais.







Nós passamos por um período de afirmação nas redes sociais, e nisso está incluso o que a gente posta e como a gente posta, mas sinceramente, não deveria ser assim. A foto não precisa ser esteticamente linda, mas que traga sentimentos e verdade, que muitas vezes só vcs, os pais, conseguem enxergar. E não é o suficiente? E também não precisa necessariamente postar todas, afinal é um documento familiar, algo muito mais valioso que alguns likes, ali tem história.


Mais tarde, quando crescerem e vc for contar as histórias daquele dia que os pés deles estavam imundos de tanto correr descalço na terra, no quintal, eu garanto que vc vai contar com um baita sorriso no rosto e eles vão saber exatamente como aprontavam e como eram felizes com os pés sujos.








Quando o Benja crescer mais um pouquinho com certeza vai querer imitar a Peppa Pig depois um dia de chuva, começar a pular em poças de lama por aí, e eu vou torcer para estar pelo menos com o celular por perto para registrar a felicidade, as descobertas e os tombos. Depois a gente sai correndo pra escapar da mãe.


Se quiser saber mais como funciona a fotografia documental de família, pode deixar um comentário ou me mande uma mensagem aqui mesmo.